Música e Som

logo zabelinha colorido

Através do Programa de Apoio Investigação e Divulgação Moita Património foi concebido o projecto “Percursos Sonoros”, com gravações de campo abrangendo a zona fluvial do concelho da Moita, captando a biofonia e atropofonia dos espaços, sendo este o resultado (clicar na imagem)

capa cd

Esta é a publicação da Confraria Ibérica do Tejo, “É possível ver e sentir o Tejo a partir de sons gravados nas margens do Grande Estuário, nas suas salinas e nos seus sapais? A resposta só pode ser muito afirmativa, depois de se ouvirem os sons gravados pela investigadora Ana Rita Correia, publicados num CD agora editado pela Câmara Municipal da Moita, no âmbito do seu precioso Programa de Apoio à Investigação e Divulgação – Moita Património.” (clicar na imagem para ler artigo completo)

 


folha informativa

 

A segunda parte implica uma recriação criativa a partir dos sons capturados, sejam da natureza ou presença humana, surgindo músicas surpreendentes

 

Este é um espaço de gravações de sons ambiente (soundscapes) com gravações em vários lugares.

1

Este é o feliz resultado da colaboração dos Estúdios Zabelinha com a Rita Silva e Neusa Dias, as Lollirockers, duas DJs em ascensão, os estúdios trataram da música e do vídeo.

Agora, a Leid Fatal já tem o seu próprio espaço, com histórias que definem a

Leid que ela é.

Pandora tem o seu negócio, ela vende caixas decorativas, alusivas à cidade bela em que vive, e Leid vê uma caixa,,, especial. Ela não resiste e abre a caixa de Pandora! Vozes de Fernanda Reis e canção de Diana “Pipas”.

Pobre Leid, acontece-lhe tudo. Pois é, algo horrível aconteceu à Leid, e a Pandora logo concluiu: é mau-olhado! Leid, vamos já à bruxa! Este trabalho teve a colaboração de Vanessa Gomes e Fernanda Reis  nos cenários e bruxa, e Diana “Pipas”,e D. Julieta, nas vozes, Tania Vanessa na canção.

Ai, a Leid vai-se encontrar com as amigas, Pandora e Aurora, na esplanada, amigas de longa data, e elas acreditam que as flores de condelipas da Leid mereciam uma exposição, mas a Leid acredita que a sua arte deve ser mais pertinentes, enfim, mais…arte.

Filme de promoção da Leid Fatal para o canal on-line na Speaky TV.

Ai, a crise bate à porta da Leid Fatal!  Triste sina a de procurar moedas nas frestas do sofá para pagar o café… Mas a Leid não desiste! É uma lutadora! Luta com todas as armas que dispõe, com toda a energia que percorre seu sangue de condessa!

Com o verão, a pressão para ir à praia é insustentável. “Não vais à praia?” é o que mais se ouve. Mas a leid não gosta de praia. Pronto, não gosta.

Desde a Faculdade, com o projecto “Gina e os amigos” e “Ana de Lagos” que faço algumas músicas, para bandas sonoras de curtas ou mesmo pela música em si, daí a criação dos Estúdios Zabelinha, um espaço virtual de criação de histórias, personagens e mundos irreais, na qual se pretende continuar a trabalhar e a realizar.

A Leid Fatal anda estafada. Limpa, limpa, limpa, e parece que nada resulta. A porcaria está em todo o lado, o cotão passeia a seu bel-prazer pela casa da Leid, que ela limpa com tanto carinho. Mas… um dia ela encara a sujidade de outra maneira! De uma forma mais… positiva! Esta música contou com a colaboração de Tânia Vanessa, uma cantora de fado algarvia. A animação foi seleccionada para a  XVIII edição dos Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, de 9 a 17 de Novembro o melhor do Cinema Português. Obteve o 2º prêmio no festival XII Sévídeo, em Faro.

Primeiras experiências no Podomatic: (clicar aqui) 

Em 16 de Agosto 2010, foi publicado o trabalho “estradas”, com ponto de partida nas transmissões rádio da situação das estradas. (Clique aqui para ouvir)

 

O material da radio foi o ponto de partida para o projecto “Ana e os Papel Kraft”, disponível na plataforma reverbnation.

Muitas das experiências ao nível da sonoplastia e sons foley, composições surpreendentes, estão no SOUNDCLOUD, também com muitas bandas sonoras.

 

No final dos anos 90, um grupo de amigos formou o grupo performático “Gina e os amigos“,que terminou com o fim do curso dos membros da banda. Actualmente, a “Gina” tornou-se uma Lady, com uma música nova, com participação especial de Sara Barroso, ora ouçam:

http://leidfatal.podomatic.com/

A Leid Fatal estava cansada de cozinhar, sempre a mesma coisa, descasca batatas, cebolas, tempera a comida, e aquele cheiro a alho tão chato que fica nos dedos,  enfim, algo tinha que mudar. E mudou. A Leid comprou uma bimby! Qua alegria! que felicidade! Agora sim, a Leid tem o tempo livre que merece para fazer coisas verdadeiramente importantes para ela, como cuidar do seu corpinho tão maltratado pela lida da casa. ESta música contou com a colaboração especial da Patrícia Gonçalves.

A Leid fatal vive no glamour, mas por vezes é necessário sair desse mundo encantado para se cuidar de uma forma mais vulgar, como ir ao cabeleireiro, pedicure, ler, alimentar-se. Enfim, todos temos que comer para viver. Ela nunca perde a compostura, seja qual for a situação. Leid Fatal mantém a beleza, o estilo, a luz, mesmo quando vai abastecer a dispensa.

A Leid Fatal veste bem, e numa sociedade como a nossa, em que o aspecto é tão importante e  pouco importa o conteúdo, convém ter sempre uma imagem bonita. E convém cuidar da roupa, que define e projecta o “eu ” à nossa volta. Mas é tão chato cuidar da roupa… Mas para a Leid Fatal, nada é chato, todos os esforços são necessários para manter o estilo, até cuidar da roupa! (música participante no 3º festival alternativo da canção, em 28 de Abril de 2011)

Estou também no MySpace e reverbnation com o Álbum “gaivota do sul” , editado na faculdade como Ana de Lagos depois de uma série de trabalhos de bandas sonoras de várias curtas.

A Gina e os Amigos têm o seu espaço no myspace e reverbnation, ouçam também estes clássicos que ficaram no imaginário colectivo desta geração da ESTGAD.

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Uma resposta

  1. Ana

    Muito bom

    Vou enviar a familia e amigos

    Beijos

    Boas Festas

    Conrado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: